segunda-feira, 11 de junho de 2012

Junho: o mês dos Santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares: No dia 13 comemora-se o Santo António, no dia 24 é a vez do S. João e a 29 o S. Pedro, que encerra os festejos. Um pouco por todo o país festejam-se estes santos, dando largas à boa disposição em convívios de rua ou em sociedades de bairro. Algumas cidades têm num desses dias o seu feriado municipal.

As ruas, em especial as dos bairros mais populares, encontram-se enfeitadas com festões, arcos, balões e outros enfeites próprios da época e, durante as noites anteriores aos dias 13, 24 e 29, realizam-se festas nas ruas. Comem-se sardinhas assadas, pão de milho, caldo verde e outros petiscos bem regados com vinho tinto. Dança-se no arraial que se realiza num dos largos do bairro, ao som do cavalinho (pequena orquestra). As pessoas compram um vaso de manjericos, normalmente ornamentado com um cravo de papel e uma pequena quadra popular. As marchas populares dão outro sentido à festa e fazem-se desfiles e concursos, havendo uma forte competição entre os diversos bairros das cidades.

Antigamente, era obrigatório fazer-se uma fogueira na noite de cada santo, que rapazes e raparigas saltavam alegremente, aproveitando alguns rapazes para pedir namoro à sua amada. Era frequente vermos à porta dos prédios, pequenos altares com os três santos e a criançada pedir a quem passava: " Dê um tostãozinho para o Santo António!" Muitas vezes, o pedido era atendido e algumas conseguiam amealhar uma boa quantia. Alguns destes costumes caíram já em desuso, mas continua a haver muita alegria e reinação durante todo este mês.
Aproveite e celebre os Santos Populares com muita sardinha assada e bailaricos.
MM.

Sem comentários: