sexta-feira, 8 de junho de 2012

Feriado: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 10 de junho

No dia 10 de junho (que é neste domingo) celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O 10 de junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de junho, em honra de Camões.
Luís Vaz de Camões
Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de junho.
Assim, a celebração do dia 10 de junho surgiu com a República, quando a cidade de Lisboa o escolheu para feriado municipal como tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580. Mais tarde já com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal em 1933 por António Oliveira Salazar, este feriado, passa a ser festejado a nível nacional.
Este dia, tem ainda o intuito de relembrar os efeitos passados do povo português, assim como todos os Portugueses que vivem além-fronteiras.

Na sequência dos trabalhos legislativos após a Proclamação da República Portuguesa de 5 de outubro de 1910, foi publicado um decreto em 12 de outubro estipulando os feriados nacionais. Alguns feriados foram eliminados, particularmente os religiosos, de modo a diminuir a influência social da igreja católica e laicizar o Estado.
O decreto de 12 de junho dava ainda a possibilidade de os municípios e concelhos escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais.

Um bom 10 de junho para todos!
MM.



Sem comentários: