segunda-feira, 14 de junho de 2010

I Encontro de Centros Novas Oportunidades - Azambuja


No dia 7 de Maio de 2010, o Centro de Novas oportunidades da Escola Secundária C/3º Ciclo do Ensino Básico de Azambuja organizou e levou a efeito o seu 1º Encontro de Centros de Novas Oportunidades subordinado ao tema “Novas Oportunidades – Experiências com valor”. O encontro teve como objectivos: a divulgação da actividade do Centro de Novas Oportunidades e da sua importância no programa de qualificação da população, em especial da população da nossa região, bem como a troca de ideias entre os membros das equipas dos diversos centros presentes e partilha de boas práticas.
Participaram no Encontro, para além de toda a equipa técnico pedagógica do Centro de Novas Oportunidades organizador, elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros de Novas Oportunidades da Escola Secundária Gago Coutinho de Alverca, Escola secundária Henriques Nogueira de Torres Vedras, Centro de Formação Agrícola de Almeirim, da ADRO - Torres Vedras, da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira de Rio Maior, do Instituto de Educação e Formação do Sorraia, do Centro de Formação Profissional de Santarém ( dependência de Benavente) e do Centro Profissional de Alverca III – Vila Franca de Xira.
O encontro teve o seu início às 10horas e o seu termo às 17:30.
Da parte da manhã, os trabalhos começaram com uma sessão plenária. Coube ao Coordenador do centro de novas oportunidades da escola Organizadora, professor Altino Silva a abertura da sessão com a apresentação dos oradores convidados presentes na mesa bem como da apresentação dos objectivos do encontro.
Participaram nesta sessão como oradores convidados o Dr. Paulo Louro em representação da Câmara Municipal de Azambuja, a Drª Vera Santos em representação dos Recursos Humanos da Empresa Modelo e Continente Hipermercados( Grupo Sonae ), Dr. Paulo Rodrigues como avaliador externo, e o professor José Manuel Franco como director da Escola Secundária com terceiro ciclo de Azambuja.
O Dr. Paulo louro incidiu a sua intervenção no papel das autarquias na colaboração com as escolas, nomeadamente, a nível do programa das Novas Oportunidades e da qualificação da população do concelho.
A Drª Vera Santos focou a sua intervenção na parceria estabelecida entre o Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária de Azambuja e a empresa que representa e a importância desta parceria na qualificação dos colaboradores da empresa e a sua influência na motivação, desempenho e empregabilidade incidindo esta parceria nos pólos de Azambuja e Vila Nova da Rainha. Realçou ainda, a importância desta parceria se desenvolver em regime de itinerância.
O Dr. Paulo Rodrigues transmitiu a sua experiência como avaliador externo no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências ( RVCC ), em particular como avaliador ao serviço deste Centro. Falou ainda do impacto do processo RVCC no adulto, em contexto social e profissional.
O professor José Manuel Franco, como Director da Escola Secundária de Azambuja, centrou a sua intervenção na mudança de paradigma na educação/formação de adultos, no porquê da aposta da escola no Programa Novas Oportunidades, do futuro deste projecto e dos trunfos e constrangimentos na criação e manutenção do mesmo.
A seguir à intervenção destes oradores foi constituída uma mesa redonda, moderada pelo Profissional de RVC, Dr. Pedro Félix, com a participação de 3 adultos certificados por este Centro no Processo RVCC: o 1º e o 100º adultos certificados por este Centro no nível Secundário, bem como um adulto com certificação de nível Básico . Estes adultos relataram a sua experiência relativamente ao processo que concluíram, o que os motivou pela opção que fizeram e referiram as vantagens desta aposta na qualificação adquirida.
A parte de tarde foi preenchida com oficinas de trabalho. Os elementos dos diversos centros presentes foram divididos em grupos, de acordo com a função desempenhada nos respectivos centros, Coordenadores/Directores, Técnicos de Acolhimento, Diagnóstico e Encaminhamento, Profissionais RVC/Formadores de nível Básico e Profissionais RVC/ Formadores de nível Secundário.
Estes grupos reflectiram e dialogaram sobre práticas e metodologias que utilizam no dia a dia nas suas respectivas funções, contribuindo assim para a troca de ideias e boas práticas.
No final concluiu-se que esta iniciativa, apesar de muito trabalhosa, revelou-se bastante gratificante e proveitosa para o trabalho que os diversos centros desenvolvem no seu dia a dia, em particular, no que respeita à referida troca e aferição de boas práticas.


TDE

Sem comentários: