segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

4.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades


"Decorreu em Guimarães o 4.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades, onde foi apresentado o novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades, que terá início em Janeiro 2011 e terminará em 2015.
Este encontro, levado a cabo pela Agência Nacional para a Qualificação, através dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, focou-se no que tem sido a Iniciativa Novas Oportunidades e no trajecto que a mesma seguirá.
Desta forma, o encontro integrou um primeiro momento de apresentação pública dos resultados e evidências dos estudos de avaliação externa do eixo adultos desta Iniciativa.
A segunda parte do encontro teve como objectivo divulgar as boas práticas desenvolvidas em Centros Novas Oportunidades.
Por fim, a terceira e última parte incidiu sobre o novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades.
Este momento contou com a presença de um painel com empresários reconhecidos e uma comunicação oficial das metas e objectivos para o novo ciclo da Iniciativa, a iniciar em Janeiro de 2011.
Da apresentação do Presidente da ANQ, Dr. Luís Capucha, destaca-se a vontade de aumentar em 2.5 anos a escolaridade média da população, entre 2011 e 2015.
As metas para o eixo adultos (2011-2015) são:
* Certificar um milhão de portugueses, com a seguinte distribuição:
- 350.000 com uma certificação de nível Básico,
- 300.000 com uma certificação de nível Secundário,
- 350.000 com uma certificação em cursos de dupla certificação;
* Atingir um número médio igual ou superior a 200 horas de formação certificada por formando,
* Assegurar o crescimento da taxa de participação em actividades de aprendizagem ao longo da vida, de modo a atingir a média europeia em 2015,
* Reduzir de 50% para 25% os inquiridos situados no nível 1 da escala PIAAC e crescer para 15% os inquiridos situados no nível 5.
As estratégias de captação de público deverão ser revistas, no sentido de mobilizar novos públicos para o aumento das respectivas qualificações.

Sem comentários: