quinta-feira, 14 de junho de 2012

Final do ano letivo 2011/12: 15 de junho

Vêm aí as férias para os mais jovens! A partir de 15 de junho as aulas do 1º, 2º e 3º Ciclos e do Secundário irão finalizar. Após trabalho árduo, vem agora o descanso bem merecido.
O CNO de Azambuja, no entanto, continua a funcionar no seu horário normal. Para quem se queira inscrever, ainda tem oportunidade para o fazer.
Boas férias para a pequenada!
MM.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santos Populares: Dia de Santo António (13 de junho)

Santo António de Lisboa, internacionalmente conhecido como Santo António de Pádua (Lisboa, 15 de agosto de 1191-1195 ? - Pádua, 13 de junho de 1231), com o nome de batismo Fernando Martins de Bulhões, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.
Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.

 A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místico, asceta e sobretudo como notável orador e grande taumaturgo.

Santo António de Lisboa é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura, as referências ilustrativas que apresentava em seus sermões indicam que ele estava familiarizado com as obras de Plínio, o Velho, Cícero, Séneca, Beócio, Galeno e Aristóteles, entre outros autores clássicos, sendo versado em diversos aspectos das ciências profanas.

O seu grande saber tornou-o numa das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano, e o seu conselho procurado pelo próprio São Francisco. São Boaventura disse que ele possuía a ciência dos anjos.
Santo António, na tradição popular, é conhecido pelo santo casamenteiro e padroeiro dos namorados. É igualmente o protector dos feirantes.
Uma lenda de Santo António muito conhecida é a seguinte: duas raparigas não tinham dinheiro para o seu dote, e portanto não conseguiam arranjar marido para casar. Santo António teria lançado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. Este episódio terá dado origem à sua fama de ajudar jovens raparigas a  encontrarem marido.
Um bom feriado municipal em Lisboa!
MM.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Junho: o mês dos Santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares: No dia 13 comemora-se o Santo António, no dia 24 é a vez do S. João e a 29 o S. Pedro, que encerra os festejos. Um pouco por todo o país festejam-se estes santos, dando largas à boa disposição em convívios de rua ou em sociedades de bairro. Algumas cidades têm num desses dias o seu feriado municipal.

As ruas, em especial as dos bairros mais populares, encontram-se enfeitadas com festões, arcos, balões e outros enfeites próprios da época e, durante as noites anteriores aos dias 13, 24 e 29, realizam-se festas nas ruas. Comem-se sardinhas assadas, pão de milho, caldo verde e outros petiscos bem regados com vinho tinto. Dança-se no arraial que se realiza num dos largos do bairro, ao som do cavalinho (pequena orquestra). As pessoas compram um vaso de manjericos, normalmente ornamentado com um cravo de papel e uma pequena quadra popular. As marchas populares dão outro sentido à festa e fazem-se desfiles e concursos, havendo uma forte competição entre os diversos bairros das cidades.

Antigamente, era obrigatório fazer-se uma fogueira na noite de cada santo, que rapazes e raparigas saltavam alegremente, aproveitando alguns rapazes para pedir namoro à sua amada. Era frequente vermos à porta dos prédios, pequenos altares com os três santos e a criançada pedir a quem passava: " Dê um tostãozinho para o Santo António!" Muitas vezes, o pedido era atendido e algumas conseguiam amealhar uma boa quantia. Alguns destes costumes caíram já em desuso, mas continua a haver muita alegria e reinação durante todo este mês.
Aproveite e celebre os Santos Populares com muita sardinha assada e bailaricos.
MM.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Feriado: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 10 de junho

No dia 10 de junho (que é neste domingo) celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O 10 de junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de junho, em honra de Camões.
Luís Vaz de Camões
Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de junho.
Assim, a celebração do dia 10 de junho surgiu com a República, quando a cidade de Lisboa o escolheu para feriado municipal como tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580. Mais tarde já com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal em 1933 por António Oliveira Salazar, este feriado, passa a ser festejado a nível nacional.
Este dia, tem ainda o intuito de relembrar os efeitos passados do povo português, assim como todos os Portugueses que vivem além-fronteiras.

Na sequência dos trabalhos legislativos após a Proclamação da República Portuguesa de 5 de outubro de 1910, foi publicado um decreto em 12 de outubro estipulando os feriados nacionais. Alguns feriados foram eliminados, particularmente os religiosos, de modo a diminuir a influência social da igreja católica e laicizar o Estado.
O decreto de 12 de junho dava ainda a possibilidade de os municípios e concelhos escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais.

Um bom 10 de junho para todos!
MM.



EURO 2012 - 8 junho a 1 de julho


Logotipo
O Campeonato Europeu de Futebol de 2012 (UEFA Euro 2012) será o torneio de futebol de selecções nacionais organizado pela UEFA durante o ano de 2012.
Polónia e Ucrânia serão os países anfitriões da fase final do torneio e contará com 16 participantes.
Este projecto polaco-ucraniano é visto como uma forma de desviar o foco para regiões e países da Europa Central e Oriental, cuja população demonstra um forte sentimento pelo futebol, mas são menos desenvolvidos em termos da qualidade das ligas locais de futebol e infra-estruturas, quando comparadas com a Europa Ocidental. Além de Chorzów, Dnipropetrovsk e Donetsk, as restantes cidades são populares destinos turísticos.
Para melhorar as infra-estruturas a nível do transporte, a candidatura pressupôs planos de expansão e modernização de estradas e rodovias. A obrigatoriedade de melhoria da infra-estrutura de futebol incluiu a construção de Donbas Arena em Donetsk, que se adapta aos critérios de Estádios 5 Estrelas segundo a UEFA, bem como o Estádio Dnipro, em Dnipropetrovsk.

O Euro 2012 arranca hoje, com o jogo do Polónia-Grécia às 17h00. Portugal está inserido no grupo B, com as seleções da Holanda, Dinamarca e Alemanha e  jogará o seu primeiro jogo contra a Alemanha, no dia 9, às 19h45.
Jogos que dão na televisão portuguesa:
Grupo A
(8/06) Polónia - Grécia (17h00 - RTP1)
(12/06) Polónia - Rússia (19h45 - SIC)
(16/06) Polónia - Grécia (19h45 - TVI)
Grupo B
(9/06) Alemanha - Portugal (19h45 - RTP1)
(13/06) Dinamarca - Portugal (17h00 - SIC)

(17/06) Portugal - Holanda (19h45 - TVI)


Grupo C
(10/06) Espanha - Itália (17h00 - SIC)
(14/06) Espanha - Rep. Irlanda (19h45 - TVI)
(18/06) Itália - Rep. Irlanda (19h45 - RTP1)
Grupo D
(11/06) França - Inglaterra (17h00 - TVI)
(15/06) Suécia - Inglaterra (17h00 - RTP1)
(19/06) Suécia - França (19h45 - SIC)
A seleção portuguesa no EURO 2012
 (E enquanto estes jogos decorrem, sempre vamos esquecendo:
-  a crise económica que arrasa o nosso país, e ,
- os ordenados milionários que os jogadores e treinadores de futebol recebem, para além do luxo e das elevadíssimas despesas de alojamento que irão ter durante os jogos no EURO, que escandaliza qualquer um e que faz com que tenhamos a sensação de que andam a gozar um pouco connosco, porque, afinal, a crise é só para uns!)
FORÇA PORTUGAL!
MM.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

FERIADO: DIA DO CORPO DE DEUS (7 de junho)

Última Ceia de Jesus

O Dia do Corpo de Deus é feriado nacional religioso e celebra-se sempre a uma quinta-feira.
Quanto à data, celebra-se na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo do Pentecostes (60 dias após a Páscoa).
Ordenada por D. Dinis, a festa do Corpus Christi começou a ser celebrada em 1282, embora haja referências à sua comemoração desde os tempos de Dom Afonso III.  Em Portugal a festa de longa tradição era antigamente celebrada com danças, folias, e procissões em que sagrado e o profano se misturavam.
O Corpo de Deus é uma celebração católica e em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas. Em todas as 20 dioceses de Portugal fazem-se solenes procissões a partir da igreja catedral, tal como em muitas outras localidades, que são muito participadas.As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.
Estas procissões atingem o seu esplendor máximo em Braga, Porto e Lisboa.
Esta celebração tem uma conotação muito forte no Minho, particularmente em Monção e em Ponte do Lima.
Neste dia é também comum a Igreja celebrar primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.
Um bom feriado para todos!
(Aproveite! Até porque só daqui a 5 anos é que voltamos a ter este feriado - será?!)
MM.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Livro do Mês: O TEU ROSTO SERÁ O ÚLTIMO

Dados sobre o autor

João Ricardo Pedro nasceu em 1973, na Reboleira, Amadora. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Durante mais de uma década, trabalhou em telecomunicações. Na primavera de 2009, fica desempregado.  Por essa altura decidiu cumprir um sonho que tinha há muito tempo: "No dia seguinte, fechei-me em casa e comecei a escrever um livro." Passou assim dois anos. Completamente concentrado na escrita.
Depois, entregou o livro na Leya, para concorrer ao prémio que a editora atribui anualmente, e voltou à sua vida.  É casado e tem dois filhos. Para sobreviver, dá explicações de matemática.

O autor recebeu o prémio de 100 mil euros da Leya, o mais valioso para a literatura em português, a 7 de Maio de 2011, no Palácio Galveias, em Lisboa. A cerimónia de entrega do Prémio Leya foi presidida pelo Primeiro-ministro, Dr. Passos Coelho.

Sinopse do livro  O Teu Rosto Será o Último

Tudo começa com um homem saindo de casa, armado, numa madrugada fria. Mas do que o move só saberemos quase no fim, por uma carta escrita de outro continente. Ou talvez nem aí. Parece, afinal, mais importante a história do doutor Augusto Mendes, o médico que o tratou quarenta anos antes, quando lho levaram ao consultório muito ferido. Ou do seu filho António, que fez duas comissões em África e conheceu a madrinha de guerra numa livraria. Ou mesmo do neto, Duarte, que um dia andou de bicicleta todo nu.
Através de episódios aparentemente autónomos - e tendo como ponto de partida a Revolução de 1974 -, este romance constrói a história de uma família marcada pelos longos anos de ditadura, pela repressão política, pela guerra colonial.
Duarte, cuja infância se desenrola já sob os auspícios de Abril, cresce envolto nessas memórias alheias - muitas vezes traumáticas, muitas vezes obscuras - que formam uma espécie de trama onde um qualquer segredo se esconde. Dotado de enorme talento, pianista precoce e prodigioso, afigura-se como o elemento capaz de suscitar todas as esperanças. Mas terá a sua arte essa capacidade redentora, ou revelar-se-á, ela própria, lugar propício a novos e inesperados conflitos?
MM.




Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho

O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE  é celebrado a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.

A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.  A escolha do dia 5 de Junho foi a forma e assinalar a data em que teve início a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de acções de celebração do Dia Mundial do Ambiente.

 
               (Albert Schweitzer, 1952)



O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.  

(Albert Schweitzer- 1875 – 1965)








Protega a Natureza, optando por comportamentos corretos, tais como:

- poupar água;
- poupar energia;
- recorrer a energias renováveis;
- optar por lâmpadas economizadoras;
- andar mais de transportes públicos ou a pé, sem ter de recorrer sempre ao carro;
- fazer reciclagem do lixo doméstico;
- transmitir esses cuidados a familiares e amigos.

Podemos contribuir para um mundo melhor, se todos ajudarem.
MM.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Certificação de adultos e próximas sessões de júri

No dia 31 de maio, pelas 9.00 horas, realizou-se mais uma sessão de júri, do nível básico, na Escola Secundária de Azambuja, na qual foram certificados os seguintes candidatos:

António Antunes
Edinalva Novaes
Emília Santos
Geraldo Campos
Élder Pratas
Maria Filomena Rodrigues
Palmira Patrício
Rui Silva.

Toda a equipa do CNO deseja muitos parabéns a estes oito adultos certificados!

As próximas sessões de júri, previstas para este mês de junho, são:

Nível Secundário: dia 15 de junho, pelas 08:30 horas, no anfiteatro da Escola Secundária de Azambuja;
Nível Básico: dia 15 de junho, pelas 13.30 horas, no anfiteatro da Escola Secundária de Azambuja.


MM.

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - 1 de junho


Quando as crianças brincam

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
 
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.


                                 (Fernando Pessoa, Cancioneiro)


Em Portugal, no dia 1 de junho comemora-se o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA. Também é neste dia que se celebra a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.
Na verdade, as crianças têm o direito a serem felizes, a serem respeitadas, a terem o seu tempo para brincar, a terem o seu espaço, a serem amadas, a terem bons hábitos alimentares e ao seu período de descanso.
Já na Bíblia Jesus disse: "- Deixai vir até mim as crianças, pois delas é o Reino dos Céus!", devido à sua inocência e à sua sinceridade, entre muito outras qualidades.
Na verdade, o sorriso e a felicidade de uma criança enchem o Universo de alegria.
MM.

Concurso de Fotografia



Irá decorrer entre 4 de junho e 4 de julho de 2012 um concurso de fotografia subordinado ao tema:

"Um Olhar sobre a nossa Terra"


Este concurso é organizado pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Azambuja e dirige-se a todos os adultos que estão ou estiveram em Processo de RVCC neste CNO.




Para mais informações consulte o  Regulamento do Concurso.



 Junte-se a nós nesta iniciativa. PARTICIPE!!!