segunda-feira, 28 de maio de 2012

DIA MUNDIAL SEM TABACO

O Dia Mundial Sem Tabaco alerta para os riscos para a saúde associados ao uso do tabaco e defende
políticas eficazes para reduzir o seu consumo.
O uso de tabaco constitui a segunda maior causa de morte a nível mundial, sendo a primeira a hipertensão.
Atualmente é responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos!
O uso do tabaco é a maior epidemia evitável!
                                  
                                     Pense nisso!





" Se alguém procura a saúde pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; caso contrário, abstém-te de o ajudar ".
Sócrates

terça-feira, 22 de maio de 2012

II Encontro de CNO


O CNO da Escola Secundária de Azambuja está a organizar o II Encontro de Centros Novas Oportunidades, subordinado ao tema "Reconhecimento de Competências à Distância".


O Encontro realizar-se-á no dia 29 de maio de 2012, pelas 9:00h, no Anfiteatro da Escola Secundária de Azambuja.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Sessão de Juri



O Centro Novas Oportunidades de Azambuja informa que no dia 22 de maio de 2012, pelas 14:00 horas, vai realizar-se uma Sessão de Júri, de nível secundário, no Anfiteatro da ESA.


Dia da Espiga


Da Páscoa à Ascensão quarenta dias vão...   

A Quinta-feira da espiga é celebrada no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, pelo campo, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, que se denomina de espiga.

O Dia da Espiga era também o "Dia da Hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não lêveda e as folhas cruzam-se". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.
Acredita-se que este costume, que é mais comum no centro e no sul de Portugal, nasceu de um ritual cristão. No entanto, por tanta ligação com a Natureza pensa-se que poderá ter origens mais longínquas talvez em rituais pagãos associados à Deusa Flora e aos Maios e Maias.

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso.

·         Espiga – pão;

·         Malmequer – ouro e prata;

·         Papoila – amor e vida;

·         Oliveira – azeite, paz e luz;

·         Videira – vinho e alegria;

·         Alecrim ou rosmaninho – saúde, força e o perfume.

Segundo a tradição o ramo deve ser pendurado dentro de casa, devendo ser substituído, por um novo, no dia da espiga do ano seguinte, na esperança que atraia os desejos formulados.

Ao dependurar o seu ramo faça votos para que todos os desejos se concretizem pois, nesta altura de crise, bem deles precisamos:

PÃO E PAZ PERFUMADOS DE HARMONIA!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Parabéns aos Adultos Certificados

A equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Azambuja dá os parabéns aos adultos que estiveram presentes nas sessões de Júri de Certificação do passado dia 24 de abril e dia 3 de maio de 2012. A saber:

  • Cláudia Costa,
  • Diogo Brás,
  • Helena Sousa,
  • Maria Teresa Reis,
  • Pedro Gonçalves,
  • Rute Ferreira,
  • Teresa Paula Ferreira,
  • Vitor Paulo Melo,
  •  Maria José Mota,
  • Anabela Vieira,
  • Celestina Silva,
  • Maria Rosália Inglês,
  • João Filipe.

A todos as nossas felicitações e o desejo que continuem a apostar na vossa formação pessoal e profissional.




DIA DA EUROPA


O dia da Europa ou dia da União Europeia é uma data comemorativa que se celebra anualmente a 9 de Maio.

Esta data reflete o dia 9 de Maio de 1950 em que o estadista francês, Robert Schuman, avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da atual União Europeia.

 O Dia da Europa é juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e o euro um dos símbolos da identidade comum da União Europeia.

Os festejos e actividades deste dia proporcionam uma oportunidade de aproximação dos cidadãos europeus ao conceito de europa unida.

Hoje ambicionamos construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compõem, gerida em conjunto e aplicando o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma. Só a união dos povos pode garantir à Europa o controlo do seu destino e a sua influência no mundo.

A União Europeia está atenta aos desejos dos cidadãos e coloca-se ao seu serviço. Conservando a sua especificidade, os seus hábitos e a sua língua, todos os cidadãos se devem sentir em casa na "pátria europeia", onde podem circular livremente.