"Vamos entrar num novo ano em que a União Europeia escolheu como tema do Ano Europeu o Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações.
Pretende-se assim que este tema esteja no centro das preocupações dos cidadãos e dos governos. Há muito para viver depois dos 60 e a sociedade está a valorizar cada vez mais a contribuição das pessoas idosas.
É isso que significa envelhecimento activo: tirar mais e não menos partido da vida à medida que se envelhece, tanto no trabalho como em casa ou na comunidade. E isso não só afecta cada pessoa individualmente, mas também a sociedade no seu conjunto.
Preocupa-o envelhecer?
Ou o seu papel na sociedade quando tiver 60, 70 ou 80 anos?
O Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações é uma oportunidade para todos de reflectir sobre o facto de os europeus viverem agora mais tempo e com mais saúde do que nunca e aproveitar as oportunidades que se oferecem.
O envelhecimento activo pode dar à geração do baby-boom e aos idosos do futuro a oportunidade de:
- Permanecerem no mercado do trabalho e partilharem a sua experiência,
- Continuarem a desempenhar um papel activo na sociedade,
- Viverem uma vida o mais saudável e gratificante possível.
É também essencial para manter a solidariedade intergeracional em sociedades em que o número de pessoas idosas aumenta rapidamente.
O desafio para os políticos e todos os que se interessam por estas questões será melhorar as oportunidades do envelhecimento activo em geral e de levar uma vida autónoma, intervindo em áreas tão diversas como o emprego, os cuidados de saúde, os serviços sociais, a educação de adultos, o voluntariado, a habitação, a informática e os transportes.
O Ano Europeu pretende sensibilizar para estas questões e para a melhor forma de as abordar, mas acima de tudo procura incentivar os responsáveis a estabelecerem objectivos e a tomar medidas para os alcançar. O ano de 2012 deverá ir além do debate e começar a produzir resultados palpáveis.
Em particular, o Ano Europeu de 2012 irá abordar os desafios que surgem a partir do envelhecimento de nossas populações, tais como a necessidade de:
- Ajudar as pessoas a manterem-se a trabalhar mais anos e incentivá-los a não se aposentarem muito cedo;
- Combater a exclusão social entre os idosos, incentivando-os a participar activamente nas suas comunidades a nível local e regional e a envolverem-se em iniciativas de cidadania activa a nível nacional e europeu;
- Evitar a dependência quando as pessoas se tornam muito idosas.
Os principais objectivos do Ano Europeu de 2012 serão:
- Promover o envelhecimento activo em matéria de emprego;
- Promover o envelhecimento activo da comunidade, incluindo a cidadania activa, o voluntariado e o apoio social;
- Promover o envelhecimento activo em casa permitindo viver o envelhecimento de uma forma saudável e independente.
- Reforçar a cooperação e a solidariedade entre as gerações.
Porquê um Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações?
Porque, com demasiada frequência, tanto as pessoas como as sociedades encaram o envelhecimento como uma ameaça e não como algo positivo.
O aumento do número de pessoas idosas é visto como uma carga para a população mais jovem, no activo. Contudo, hoje em dia, vamos envelhecendo com melhor saúde do que as gerações anteriores.
Além disso, os idosos têm experiências e conhecimentos preciosos que os mais jovens podem aproveitar.Manter-se activo à medida que se avança na idade é fundamental para enfrentar o desafio do envelhecimento.O que se entende por envelhecimento activo?
O envelhecimento activo significa:
- Dar às pessoas idosas a possibilidade de participarem plenamente na sociedade,
- Fomentar as oportunidades de trabalho para os idosos,
- Permitir que os adultos mais velhos contribuam activamente através do voluntariado (por exemplo, como prestadores de cuidados a familiares),
- Permitir que as pessoas idosas vivam autonomamente graças à adaptação das habitações, das infra-estruturas, das tecnologias da informação e dos transportes.
Como será fomentado o envelhecimento activo?
A Comissão Europeia convidará em 2011 as autoridades nacionais, regionais e locais, os representantes da sociedade civil, as organizações patronais e os sindicatos a comprometerem-se com medidas e objectivos específicos, para que durante o ano de 2012 se possam apresentar resultados concretos.
Que tipo de compromissos se podem obter?
Os compromissos podem:
- Relacionar-se com o emprego, a participação em actividades sociais, a formação de adultos, o voluntariado, a vida autónoma, o envelhecimento com saúde, etc.,
- Decorrer da iniciativa de qualquer entidade pública ou privada,
- Eliminar os obstáculos que impeçam as pessoas idosas de continuar a trabalhar,
- Incluir debates públicos de sensibilização,
- Definir prioridades de actuação.
As cidades podem aderir à Rede Global de Cidades Amigas do Idoso da OMS. As empresas podem melhorar as condições de trabalho para os trabalhadores mais velhos. As organizações da sociedade civil podem impulsionar o voluntariado das pessoas idosas.Em Portugal recentemente o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social anunciou a criação de uma estrutura de coordenação do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e do Diálogo entre Gerações, que contará com representantes de várias áreas e em que se pretende que esta estrutura tenha uma grande participação da sociedade civil, dos parceiros sociais e de muitas instituições que trabalham directamente nesta matéria." - in O Direito de Aprender.
Para mais informações consultar o site: