Este Blogue tem por objectivo ser uma forma privilegiada de obter informações acerca dos serviços do Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Azambuja (ESA) e acerca Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Novo horário de atendimento
sábado, 16 de julho de 2011
Sessão de Júri de Certificação
Portugal classificado na mais elevada posição pela Comissão Europeia em matéria de validação de aprendizagens informais e não formais
A par de Portugal, ocupam esta posição a Finlândia, a França, a Holanda e a Noruega.
Com respeito ao nosso País, esta posição deve-se ao desenvolvimento do Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no âmbito das políticas de redução do défice de qualificação da população adulta, levadas a cabo pela Iniciativa Novas Oportunidades, lançada em 2005.
O relatório refere o facto de o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências ter sido criado, em Portugal, em 2001, representando agora uma parte importante das medidas implementadas, tendo em atenção o cumprimento dos objectivos estabelecidos pela Iniciativa Novas Oportunidades, designadamente o aumento do nível de qualificação da população portuguesa até ao 12.º ano de escolaridade.
Esta publicação avaliou o "estado da arte" da implementação de medidas e políticas de validação de aprendizagens informais e não formais em 34 países, sendo acompanhado por relatórios individuais, da responsabilidade do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) de cada um desses países.
Na classificação mais elevada da escala, foram incluídos países com práticas estabilizadas nos domínios da validação de conhecimentos obtidos em contextos informais e não formais, na maioria dos sectores de aprendizagem, e com um quadro nacional legislativo significativo nesta matéria.
Abaixo de Portugal, na categoria seguinte ("medium-high") foram posicionados países como a Dinamarca, a Alemanha, a Roménia, Espanha, Suécia e o Reino Unido.
A tabela previu ainda as classificações "medium-low" e “low".
Novo período de candidaturas para adesão de Centros Novas Oportunidades ao projecto Novas Oportunidades a Ler+
O projecto Novas Oportunidades a Ler+ foi lançado, pela primeira vez, em 2009, em resultado de uma parceria entre a ANQ e o PNL, tendo como principal objectivo apoiar o desenvolvimento do gosto pela leitura junto dos candidatos inscritos nos Centros Novas Oportunidades – particularmente dos que desenvolvem processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – e respectivas famílias.
Clique aqui para saber mais.
Inscrições abertas no Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Azambuja
Encontram-se abertas as inscrições para:
Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA)
Estes cursos são sobretudo indicados para quem necessita de completar o seu percurso escolar e não dispõe de experiência profissional relevante ou aprendizagens significativas realizadas.
Podem ainda ser indicados para quem pretende uma reconversão profissional.
Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) valoriza o que aprendeu, em diferentes contextos (formais, não formais e informais), ao longo da vida, e reconhece as competências que foi adquirindo, atribuindo-lhe uma certificação escolar.
Este processo decorre nos Centros Novas Oportunidades e não obedece ao calendário escolar.
Para mais informações, poderá dirigir-se ao Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Azambuja.
Rua das Lavandeiras - Apartado 72